Licitações e Contratos
1. Introdução
O Plano Anual de Contratações da Câmara Municipal de Cornélio Procópio trata-se de uma importante inovação trazida pela Nova Lei de Licitações e deve ser elaborado pelos órgãos responsáveis pelo planejamento de cada ente, visando racionalizar as contratações dos órgãos e entidades.
Tendo como objetivo reunir as necessidades de contratações a serem realizadas dentro do período de 12 meses, de forma estimada, visando a manutenção dos serviços, uniformizando os procedimentos, padronizando os serviços e permitindo a todos os interessados a participação nos certames a serem realizados, cumprindo-se assim os dispositivos legais, principalmente a Lei nº 14.133 de 2021, que dispõe sobre licitações e contratos administrativos.
O referido plano de contratações anual deverá ser divulgado e mantido à disposição do público em sítio eletrônico oficial e será observado pelo ente federativo na realização de licitações e na execução dos contratos.
A elaboração do plano tem caráter obrigatório e altamente recomendável, pelo seu potencial de contribuir para reduzir desperdícios e falhas, aprimorar a gestão de aquisições e contratos, bem como, para conferir maior realismo à elaboração dos orçamentos. Desta forma, este Plano Anual de Contratações – PAC materializa-se como o fruto de uma gestão comprometida com resultados e com a transparência dos gastos públicos.
É o presente, um documento que consolida todas as contratações que a Câmara Municipal de Cornélio Procópio pretende realizar no exercício financeiro de 2025. Com vistas ao planejamento dos gastos municipais que busca aperfeiçoar a governança e a gestão das contratações, possibilitando a maximização dos resultados institucionais e o uso racional dos recursos públicos, porquanto sua construção vincula as despesas previstas neste PAC com as disponibilidades orçamentárias de acordo com os limites por Ação Orçamentária, Fonte de Recurso e Subelemento de Despesa.
2. Objetivos
Os objetivos do presente Plano Anual de Contratações são baseados nas seguintes perspectivas:
a) Racionalizar as contratações, por meio da promoção de contratações centralizadas e compartilhadas, a fim de obter economia de escala, padronização e redução de custos processuais;
b) Garantir o alinhamento com o planejamento estratégico e outros instrumentos de governança existentes;
c) Subsidiar a elaboração das leis orçamentárias;
d) Evitar o fracionamento de despesas;
e) Sinalizar intenções ao mercado, potencializando o diálogo pertinente, com consequente ganho em competitividade;
3. Vinculação e Fundamentação Legal
O Plano Anual de Contratações do Poder Legislativo se vincula diretamente à Lei Federal nº. 14.133, de 01 de abril de 2021 e às Instruções Normativas da Câmara Municipal sobre contratações e aquisições de bens.
Ainda, possui vinculação à Lei nº. 123/2006, Código de Defesa ao Consumidor e Constituição Federal de 1988 em seu artigo 37, inciso XXI, além dos Acórdãos TCU nº. 2.622/2015 e 2.341/2016, além de demais normas que se vinculam ao caso concreto.
4. Metodologia e Despesa Orçamentária
As contratações previstas no Plano Anual de Contratações do Poder Legislativo levaram em consideração as demandas realizadas anteriormente no lapso temporal de 12 (doze) meses, com comparativos de serviços e bens necessários, quantitativos e estimativa de dotação para as despesas, conforme Grupos de Contratações abaixo:
GRUPO 1 |
GRUPO 2 |
GRUPO 3 |
GRUPO 4 |
Material de Consumo |
Aquisição de equipamentos e material permanente |
Contratação de terceiro – pessoa jurídica |
Obras e instalações |
GRUPO DE DESPESA |
|||
33.90.30.00 |
44.90.52.00 |
33.90.39.00 |
44.90.51.00 |
Em seguida, foi realizado extenso levantamento das necessidades da Casa, mediante análise dos objetos das contratações pretéritas, exame das necessidades atuais não atendidas e inquérito prospectivo das demandas dos Vereadores para o exercício seguinte.
A partir desse levantamento, classificou-se as compras e contratações dele resultantes, dando destaque àquelas de natureza continuada e às que serão renovadas para o presente exercício.
5. Execução e Prazos
A execução do presente PAC levará em consideração, em primeiro lugar, a disponibilidade financeira ao longo do exercício de 2025. De forma que serão priorizados os serviços essenciais para o funcionamento da Câmara, sobretudo aqueles cujo início da prestação é fundamental já a partir do início dos trabalhos, como o serviço de fornecimento de água tratada e coleta de esgoto, energia elétrica, telefonia e internet.
Os prazos para formalização das contratações podem variar de acordo com as necessidades do Poder Legislativo, seguindo o padrão verificado em anos anteriores da seguinte forma:
GRUPO 1 |
GRUPO 2 |
GRUPO 3 |
GRUPO 4 |
1º Semestre |
1º e 2º Semestre |
1º e 2º Semestre |
1º e 2º Semestre |
Em razão disso, a gestão da Câmara Municipal, no primeiro semestre de 2025, realizará todos os ajustes orçamentários necessários à realização deste PAC, quando não for possível adaptar o PAC ao orçamento, o que poderá ser realizado conforme necessidade e conveniência.
6. Estimativo de custo
Os custos apresentados no presente Plano Anual de Contratações se pautou nas contratações formalizadas em períodos anteriores, fazendo média das despesas efetuadas, conforme a seguir:
CUSTO ANUAL ESTIMADO |
|||
GRUPO 1 |
GRUPO 2 |
GRUPO 3 |
GRUPO 4 |
R$ 130.000,00 |
R$ 250.000,00 |
R$ 720.000,00 |
R$ 350.000,00 |
7. Detalhamento de aquisições por itens
Os grupos de despesa serão compostos por itens, que poderão sofrer alteração dependendo da necessidade ou conveniência administrativa, conforme a seguir:
GRUPO 1 |
|
ITEM |
DESCRIÇAO DE MERCADORIA/PRODUTO |
01 |
Açúcar Kg |
02 |
Café 500g |
03 |
Chá Mate Tostado Granel 250g |
04 |
Chá Sabores 25 sachês |
05 |
Copo Descartável para Água 180ml |
06 |
Copo Descartável para Café 50ml |
07 |
Leite 1liltro |
08 |
Papel toalha c/2und |
09 |
Guardanapos 23X22,5 |
10 |
Guardanapos 30X29,5 |
11 |
Água Mineral s/gás |
12 |
Água Mineral c/gás |
13 |
Filtro de Papel 103 |
14 |
Filtro de Papel 102 |
15 |
Margarina c/sal |
16 |
Adoçante |
17 |
Biscoito água e sal |
18 |
Biscoito doce |
19 |
Água Sanitária 2 lt. |
20 |
Álcool Líquido 70% |
21 |
Álcool Gel 70% 500gr |
22 |
Cera Líquida incolor 750ml |
23 |
Cera pasta incolor |
24 |
Limpador de Vidro com aplicador |
25 |
Desinfetante Pinho 500ml |
26 |
Inseticida Aerosol 300ml |
27 |
Limpador Perfumado 500ml |
28 |
Desinfetante Limpeza Pesada 500ml |
29 |
Papel Higiênico com 12un/60m |
30 |
Querosene 900ml |
31 |
Óleo para móveis |
32 |
Luvas de limpeza tam G |
33 |
Soda Cáustica |
34 |
Esponja para louça |
35 |
Esponja de Aço |
36 |
Pedra Sanitária |
37 |
Sabão em pó pct 500 grs |
38 |
Sabão em barra |
39 |
Lustra Móveis |
40 |
Saco p/ lixo 30 litros |
41 |
Saco p/ lixo 50 litros |
42 |
Saco p/ lixo 100 litros |
43 |
Toalhas de Papel Interfolhadas |
44 |
Desinfetante Multiuso 1lt |
45 |
Detergente p/ louça |
46 |
Refil Sabonete Liquido |
47 |
Cartucho HP 670 Preto |
48 |
Cartucho HP 670 Color |
49 |
Cartucho HP 662 XL -Preto |
50 |
Cartucho HP 662 XL - Color |
51 |
Cartucho HP 60 XL - Preto |
52 |
Cartucho HP 60 XL - Color |
53 |
Tonner Original 35 A |
54 |
Tonner Original 85 -A |
55 |
Tonner original TN 580/650 |
56 |
Kit de Garrafas de Tinta 664 4 cores |
57 |
Kit de Garrafas de Tinta 544 4 cores |
58 |
Kit Garrafas de Tinta GT 52 Azul/Amarela/Magenta – GT 53 Preta |
59 |
Cabo para impressora |
60 |
Pendrive 32 Gb |
61 |
Cartão de Memória 32 Gb |
62 |
Mouse Optico USB - Preto |
63 |
Mouse Optico Ergonômico com fio - Preto |
64 |
Teclado Multimídia com fio USB – Preto |
65 |
Teclado Multimídia Ergonômico fio USB – Preto |
66 |
Adaptador para Wi-Fi 600mbs 2.4/5.0 Ghtz |
67 |
Cabo para monitor VGA 2,0 metros |
68 |
Cabo USB para impressora 2 metros |
69 |
Extensão de rede elétrica 5 metros |
70 |
Pano de prato |
71 |
Papel Toalha, unidade c/ 2 rolos |
72 |
Esponja de aço, 60g |
73 |
Sabonete líquido antibacteriano c/ 250ml |
74 |
Copos de vidro grande, 340ml, vidro liso e transparente |
75 |
Xicaras para café com pires, de vidro liso e transparente |
76 |
Jarra para água, de vidro transparente, capacidade de 2L |
77 |
Extensão de 10 metros |
78 |
Garrafa para café, capacidade de 1,8L, em inox e com alça superior na tampa |
79 |
Coador de café, de pano, grande, 20x25cm |
80 |
Balde médio de plástico, capacidade de 10L |
81 |
Pilhas pequenas AA, Pct c/ 2 unid. |
82 |
Vassoura cerdas de nylon |
83 |
Rodo cabo de madeira, 40cm |
84 |
Escova de lavar roupa |
85 |
Brilho alumínio líquido, embalagem de plástico de 500ml |
86 |
Limpa pedra, 2L |
87 |
Escova sanitária |
88 |
Pilhas médias AAA, Pct c/ 2 unid. |
89 |
Luvas de plástico para limpeza pesada |
90 |
Desentupidor de pia, sanfonado |
91 |
Bota de borracha |
92 |
Chaleira de alumínio, 5l |
93 |
Cesto para lixo, 50 litros |
94 |
Pano de chão, alvejado, tipo saco, 50x70cm |
95 |
Papel A4, caixa com 10 resmas de 500 fl. |
96 |
Caneta esferográfica azul, material transparente, ponta grossa |
97 |
Grampo 26/6 |
98 |
Caneta Marca texto amarela |
99 |
Clips Nº 2/0, caixa com 500 unid. |
100 |
Clips Nº 6/0, caixa com 500 unid. |
101 |
Extrator de grampo tipo espátula |
102 |
Fita adesiva transparente 45mmx45m |
103 |
Grampeador de mesa para 100 folhas |
104 |
Grampos p/ Grampeador de mesa p/ 100 folhas. |
105 |
Tesoura grande com ponta |
106 |
Anote cole grande |
107 |
Borracha branca pequena |
108 |
Pasta A-Z preta |
109 |
Grampeador grande p/ 50 folhas |
110 |
Corretivo a base d’agua |
111 |
Cola de bastão 40g |
112 |
Grampo trilho de plástico branco, cx c/ 50 |
113 |
Estilete |
114 |
Lápis preto Nº2 |
115 |
Perfurador médio para 50 folhas |
116 |
Prancheta |
117 |
Pasta caixa arquivo de papel |
118 |
Bailarina de ferro, perna grande, nº 15 |
119 |
Porta canetas, grande |
120 |
Livro ATA, 200 fls. |
121 |
Pasta Suspensa |
122 |
Almofada para carimbo |
123 |
Tinta para carimbo |
124 |
Cola branca, 90ml |
125 |
Perfurador pequeno para 20 fls. |
128 |
Grampo trilho de ferro, bem. 50 uni |
129 |
Adaptador de tomada |
130 |
Régua de plástico, 30 cm |
131 |
Filtro de linha |
132 |
Envelope para convite médio, branco |
133 |
Calculadora de mesa |
134 |
Folha A4 azul, embalagem com 100 folhas |
135 |
Bandeiras |
136 |
Pistola de cola quente |
137 |
Tubo de cola quente |
138 |
Perfurador grande, acima de 50 folhas |
139 |
Caixas Oraganizadoras Plasticas |
GRUPO 2 |
|
140 |
Microcomputador |
141 |
Notebook |
142 |
HD Externo |
143 |
Cadeiras de escritório |
144 |
Impressora multifuncional |
145 |
Mesas de escritório |
146 |
Condicionadores de ar |
147 |
Fragmentadora |
148 |
Longarina |
149 |
Bebedouro |
150 |
Microfones |
151 |
Equipamento de som |
152 |
Armários |
153 |
Refrigerador |
154 |
Conjunto de estofado |
155 |
Encadernadora de Papel |
156 |
Plastifiadora de Papel A4 |
157 |
Guilhotina de Papel |
158 |
Microfones |
159 |
Mesa de Som |
160 |
Amplificador |
161 |
Monitor |
162 |
Câmeras de Monitoramento |
GRUPO 3 |
|
163 |
Gravação de vídeo e áudios das sessões legislativas |
164 |
Manutenção de computadores |
165 |
Manutenção de condicionadores de ar |
166 |
Serviços de buffet e decoração para sessões solenes |
167 |
Assessoria Contábil |
168 |
Órgão de imprensa oficial |
169 |
Serviços audiovisuais |
170 |
Serviços de manutenção do prédio |
171 |
Serviços gráficos |
172 |
Serviços de T.I. e gerenciamento de rede de computadores |
173 |
Agência de publicidade e propaganda |
GRUPO 4 |
|
174 |
Projetos de engenharia |
175 |
Reforma e ampliação do prédio |
176 |
Serviços gerais de engenharia |
177 |
Manutenção do prédio |
178 |
Manutenção do mobiliário e instalações do Plenário |
8. Plano Anual de Contratações 2025
A primeira etapa da elaboração do presente Plano se iniciou com a apresentação a todos os setores da Câmara acerca da importância de sua elaboração e implementação para a administração pública municipal, para as empresas fornecedoras de bens e serviços para a administração e para a sociedade, sob três perspectivas:
a) Quanto ao aprendizado e crescimento da equipe com aperfeiçoamento das competências gerenciais e técnicas para as compras e contratações;
b) Sob os aspectos dos recursos públicos, aprimorando a gestão e a execução dos gastos públicos;
c) Sob a perspectiva de resultados com a otimização da disponibilidade e do desempenho dos objetivos a serem adquiridos.
A segunda etapa consistiu no levantamento das necessidades junto a cada um dos setores da Câmara Municipal de Cornélio Procópio. Cada setor ou unidade equivalente levantou suas necessidades e relacionou sua proposta de compras e contratações, identificando àquelas de natureza continuada e as que serão renovadas para no exercício seguinte, alinhando seu planejamento às diretrizes definidas neste Plano Anual de Contratação – PAC.
A terceira etapa consistiu na consolidação e tratamento das necessidades levantadas pelo Controle Interno e do Agente de Contratação, o documento foi avaliado quanto à conveniência e oportunidade para tomada de decisão pelo Presidente da Câmara.
O presente documento (PAC) foi elaborado sob a Coordenação do Controle Interno, Licitações e a Assessoria Jurídica da Controladoria, com o apoio dos demais setores, viabilizando a realização de licitações conjuntas, otimizando custos, agilizando procedimentos e facilitando o controle das despesas.
9. Do Monitoramento do Plano de Contratações Anual
O monitoramento do Plano será realizado pelo Controle Interno, a cada 03 (três) meses, através do acompanhamento da execução do plano anual de contratações, com o objetivo de avaliar o andamento das contratações de forma a identificar tempestivamente contingências que possam comprometer o cumprimento do plano.
10. Considerações finais
O presente Plano Anual de Contratações deverá entrar em vigor a partir de 01 de janeiro de 2023 e foi concebido como sendo mais conveniente, face a conjuntura econômica e racionalização dos recursos colocados à disposição, não sendo algo rígido, uma vez que, em seu decurso poderá ser reavaliado e readequado ás necessidades vivenciadas, podendo sofrer alteração das despesas previstas, bem como, por se tratar de um documento baseado em estimativas.
O mesmo poderá ser acessado por meio do endereço eletrônico: < https://www.cornelioprocopio.pr.leg.br/ >, com acesso público à toda a sociedade.
Cornélio Procópio, 03 de fevereiro de 2025.
Rafael Alcântara Hannouche
Presidente da Câmara